sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sucesso absoluto no Japão e fracasso comercial no Brasil. Como entender a situação


Os capítulos de Dr. Slump foram originalmente publicados entre janeiro de 1980 até agosto de 1984 na revista Shonen Jump, somando 18 volumes e mais de 35 milhões de cópias vendidas. O sucesso foi imediato e no ano seguinte a série virou anime, rendendo 243 episódios, 5 filmes, vários jogos e toneladas de produtos licenciados, tornando Akira Toriyama um dos mangakas mais famosos da história do Japão.


Mesmo após o fim do mangá e ascensão de Dragon Ball, a Toei Animation, estúdio responsável pela animação, não deixou a franquia ser esquecida e produziu na década de 90 um remake da série em anime com 74 episódios e mais 5 filmes pra cinema. Em 2007, celebrando o lançamento da série em DVD, Toriyama produziu ainda um one-shot, que ganhou uma animação de 5 minutos. Em 2010 a Shonen Jump revelou que Dr. Slump figura na primeira posição em audiência de anime em toda a sua história, bem à frente de hits como Dragon Ball, Saint Seiya e One Piece.



Mas como um sucesso tão grande do Japão não fez sucesso aqui no Brasil? Em 2002, aproveitando o boom dos mangás no país, a Conrad Editora apostava que Dr. Slump seria mais um sucesso de vendas. Erraram. Dr. Slump veio a ser cancelado no volume 14 (correspondente ao volume 7 japonês). Motivo? Vendas baixas... Mas como isso é possível?! Acontece que o cenário de mangás no Brasil em 2002 era muito diferente do que o que temos hoje. Na época tínhamos pouquíssimos títulos nas bancas, praticamente todos de séries shonen já consagradas no Brasil, com temática de lutas. Não foi um bom momento para lançar um mangá de comédia. Mas hoje o mercado de mangás está muito mais consolidado. É até difícil catalogar todas as séries em publicação, dos mais variados temas. Nós do blog Dr. Slump Brasil acreditamos fortemente que Dr. Slump merece uma segunda chance para brilhar no Brasil. Resta torcer que alguma editora perceba isso, e ouça a prece de nós, fãs, que queremos tanto ter esse mangá completamente publicado no Brasil...

9 comentários:

  1. Concerteza merece, espero que dê sucesso o blog de vocÊs, e se conseguirem episódios mangás ou qualquer coisa pra download me avise !!!

    ResponderExcluir
  2. com certeza merece , principalmente na minha opinião o mangá é mais engraçado que o anime .

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo também, Dr. Slump merece muito a oportunidade.

    ResponderExcluir
  4. E A PANINI CONFIRMOU DEPOIS DE MUITO TEMPO DE ESPERAAAA

    ResponderExcluir
  5. Uhuuuu!!! Panini! Te amo!!!

    Espero que vá pra frente!

    ResponderExcluir
  6. Inicio dos anos 2000 foi quando o povo começou a assistir anime curto legendado por fansubs, era muito difícil de achar animes legendados para baixar, mesmo animes relativamente populares, eu mesmo não consegui achar Inu-Yasha legendado na época, imagina vender mangá de um anime que nunca passou aqui no Brasil e a galera tava começando a descobrir todos tipo de anime. Hoje em dia tenho certeza que a Panini vai ser da muito melhor com o mangá de Dr. Slump do que a Conrad 15 anos atras. Eu mesmo estou comprando os volumes.

    ResponderExcluir