segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Mangá x Anime: Quais as Diferenças?


Será que existem diferenças significativas entre o mangá original e a animação? Aqui esclareceremos algumas.


Antes de tudo, nesta postagem, sempre que lerem "episódio", me refiro ao anime. E "capítulo" para o mangá.

1. O nome das obras é diferente

O mangá original, "Dr. Slump" começou a ser publicado em 4 de fevereiro de 1980 (até 10 de setembro de 1984) nas páginas da revista Shonen Jump. O anime só estreou um ano depois, em 8 de abril de 1981 (até 19 de fevereiro de 1986), na TV Fuji. Curiosamente, a Toei Animation renomeou a obra para "Dr. Slump - Arale-chan", provavelmente para não confundir pessoas que pudessem achar que o Dr. Senbe era o protagonista, quando na verdade é a Arale.

Logo ocidental

2. A ordem dos capítulos é diferente

A diferença mais notável. Como cada capítulo do mangá conta uma estória fechada diferente que raramente tem ligação com os outros, a Toei tomou a liberdade de adaptar os capítulos do mangá na ordem que bem quis. É um pouco confuso, mas olha só esta comparação dos primeiros episódios:

Episódio 1: Capítulos 1 e 2 do volume 1
Episódio 2: Capítulos 5 e 3 do volume 1
Episódio 3: Capítulos 10 e 11 do volume 1
Episódio 4: Capítulos 12 do volume 1 e 5 do volume 4 (!!)
Episódio 5: Capítulos 6 e 8 do volume 1
Episódio 6: Capítulos 7 e 6 do volume 2

Nessa altura você já imaginaria que alguns capítulos do volume 1 não seriam adaptados, mas eis que o episódio 16 adapta os capítulos 9 e 7 do volume 1... ¯\_(ツ)_/¯ E segue assim até o final da série.


3. O anime tem fillers?

Sim, seria até inevitável não ter, uma vez que o mangá e anime eram lançados semanalmente e simultaneamente. Porém, no geral os fillers de Dr. Slump são pouco nocivos à obra original, em comparação a outros animes. Como as estórias do mangá são curtinhas, nos primeiros episódios a Toei adaptava dois capítulos para cada episódio do anime, e ficava quase que 100% fiel, mas quando o anime se aproximou à publicação do mangá (por volta do episódio 20), a Toei passou a adaptar apenas um capítulo do mangá por episódio do anime, preenchendo o restante do tempo do episódio com novas cenas que complementam a estória do mangá. A maioria dessas novas cenas são divertidas e acrescentam ao anime, mas em alguns casos acaba por repetir piadas, arrastando o episódio. Mesmo após o episódio 20, alguns episódios adaptaram dois capítulos, mas foi bem raro a partir daí. Episódios totalmente filler só começaram a aparecer a partir do episódio 58.

Mesmo os fillers podem ser muito divertidos em Dr. Slump e Arale!

4. No geral, o anime é fiel?

Sim, é muito parecido, praticamente igual, mas como o mangá é mais objetivo, algumas conclusões e cenas acabam por ser um pouquinho diferentes. Os primeiros episódios tiveram poucas censuras e a mais notável foi substituírem cocôs por cobras. Instigava medo e não era nojento, mas fugia da "essência" da Arale de brincar com cocô. Quando os animadores perceberam que isso seria recorrente, se renderam e passaram a não censurar mais isso e outras coisas.

Oh não, Toei...

Quando a Toei disse "dane-se!"

5. Eu perco alguma coisa se só acompanhar uma das obras?

Bem... sim. Assim como o anime tem várias cenas novas, o mangá também tem algumas cenas e acontecimentos diferentes, e mais importante, alguns capítulos do mangá nunca viraram anime. Portanto, não que você vá sentir falta do outro se só vir um, mas um acaba complementando o outro.


Mas atenção! Essa comparação refere-se unicamente ao anime original, "Dr. Slump e Arale". O remake da década de 90, chamado apenas de "Dr. Slump", é muito, mas muito diferente do mangá.

E você, conheceu a obra pelo mangá ou anime? Vocês sabem, todo domingo tem novo episódio aqui no blog, e o mangá está sendo lançado bimestralmente em todo o Brasil pela editora Panini!

7 comentários:

  1. Acho que nunca farão um anime totalmente fiel ao mangá. Talvez justamente para não ficar previsível e para manter a venda do mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um monte de anime totalmente fiel ao mangá.

      Excluir
    2. Mais ou menos. FullMetal Alchemist quase ficou 100% igual. Quase...

      Excluir
    3. @Long 'n Play, interessante a veemência de sua afirmação... gostaria que nos desse uns 5 a 10 exemplos, já que disseste que tem um MONTE de anime totalmente fiel ao mangá. É possível?

      Excluir
  2. Olá amigo!
    Achei o seu blog e não acreditei que tem alguém fazendo o sub pra pt-br! Muito bom viu, obrigado pela oportunidade de conhecer o anime, até então só tinha lido o mangá!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, será que vc não teria um local em que eu conseguisse ver essa comparação completa não?

    Episódio 1: Capítulos 1 e 2 do volume 1
    Episódio 2: Capítulos 5 e 3 do volume 1
    Episódio 3: Capítulos 10 e 11 do volume 1
    Episódio 4: Capítulos 12 do volume 1 e 5 do volume 4 (!!)
    Episódio 5: Capítulos 6 e 8 do volume 1
    Episódio 6: Capítulos 7 e 6 do volume 2

    Queria muito ter essa comparação de capítulos e episódios
    Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Michel, acho que comprando o mangá (ou pegando emprestado de alguém) você consegue fazer isto. =)
      Pela net acho meio difícil...

      Excluir