domingo, 11 de fevereiro de 2018

Episódio 64: Gu-gu, Da-da, Senbe


Oi, pessoal, como vão? Curtindo muito o carnaval? Viajando? Pare tudo que estiver fazendo e veja mais um episódio de Dr. Slump e Arale! Neste episódio, Senbe cria uma poção da juventude afim de atrair a Professora Yamabuki, mas... acaba rejuvenescendo demais e virando um bebê! Argh... Mas ainda assim ele tenta usar isso a seu favor, vocês não imaginam do que o demôn... digo, bebê Senbe é capaz!




Ah, a partir daqui corrigimos o nome do Dr., de "Sembe" para "Senbe". A razão disso é porque na edição antiga do mangá publicado pela Conrad a editora havia adotado "Sembe". Não é exatamente a forma escrita correta dele, mas consideraram a escrita correta do português (ainda que não seja correto traduzir ou adaptar nomes, mas enfim...), que sempre antecede a letra "b" com "m". Como essa publicação era o único material oficial de Dr. Slump lançado no país, acabamos por adotar essa versão, considerando também que muitos de vocês poderiam estar acostumados a isso. Mas agora, decidimos por padronizar com a publicação da Panini, que manteve o nome "Senbe" da forma correta.

"Mas não devia ser Senbei?" Bem, como muitos de vocês devem saber, Toriyama adora dar nomes de comidas a seus personagens. Senbei é o nome de um biscoito tradicional japonês feito de massa de arroz. Alguns países adotaram esse nome para o personagem, mas... ainda não tá 100% certo, pois apesar de se basear no nome do biscoito, Toriyama adaptou o nome. No original japonês, o nome do Dr. é escrito センベエ (Senbē), com o katakana エ = e no final, enquanto o nome do biscoito é escrito せんべい (Senbei), com o hiragana い = i no final. Sendo assim, o Dr. Norimaki chama-se Senbe Norimaki. Perdoem a confusão com o nome até aqui, espero ter sido claro na explicação.


Imagem retirada do 8º filme de Dr. Slump e Arale

2 comentários:

  1. Muito obrigado por mais esse episódio.

    ResponderExcluir
  2. Assunto do nome esclarecido, temos que seguir o que o próprio autor escreveu. Se foi "Senbe" que aparece escrito estão vamos respeitar assim mesmo que a fonética possa ser outra OU NÃO...
    Keep posting it!

    ResponderExcluir